O anarquismo pode ser classificado como uma doutrina, ou seja, um conjunto de ideias e princípios políticos, sociais e culturais. Ele defende o fim de qualquer forma de autoridade, independentemente se for econômico, social ou religioso.
Os anarquistas se opõem a qualquer instituição que envolva dominância, ou seja, pessoas com mais poder que outras, sendo este tanto aquisitivo quanto intelectual. São contra Papas, Escolas tradicionais, professores, propriedades privadas, e principalmente Governos. Resumindo, seu maior objetivo é uma sociedade totalmente livre, onde tudo seria de todos, desde bens materiais, até criações e ideias, porém de uma forma responsável e organizada envolvendo responsabilidade e autodisciplina.
Este movimento já foi muito perseguido por suas ideologias, na sociedade atual há pessoas que consideram anarquismo como uma pregação demoníaca, radical e bagunceira que ensina a indiferença entre os homens e a violência acima de tudo, e ainda existem grupos, que se baseiam no que antigamente eram os antianarquistas, ou seja, um pequeno grupo de rebeldes com o objetivo de exterminar quem se considera um libertário.
Mas isso não os afeta, pois, por outro lado são muitas as pessoas que apoiam a ideia de um mundo mais igual e cheio de liberdade...
Nenhum comentário:
Postar um comentário